• Equipe Et Al

8 filmes que você não pode deixar de assistir esta semana


Esta semana estamos falando sobre a Luta Contra a Aids e, para conscientizar mais sobre o tema, sugerimos os 8 filmes mais tocantes a respeito deste tema:

1. Clube de Compras Dallas (2013)

Matthew McConaughey interpreta Ron Woodroof, um eletricista que é diagnosticado com Aids e que passa a contrabandear medicamentos alternativos não-aprovados pela FDA para dentro do Texas, distribuindo-os a outros pacientes e estabelecendo, assim, o "Clube de Compras Dallas".


2. Carandiru (2003)

O filme é uma superprodução que aborda o cotidiano da extinta Casa de Detenção – Carandiru - antes e durante o massacre ocorrido em 1992. Baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, o filme narra as experiências e o trabalho de prevenção à Aids realizado lá.


3. Milk (2008)

Milk muda-se de Nova York para São Francisco em 1972, onde planejava abrir uma loja de fotografia na rua Castro com o namorado, onde à época os gays não eram bem recebidos. Milk resiste e em pouco tempo todo o bairro Castro torna-se referência na luta pelos direitos dos homossexuais.

Milk transformou-se em um líder político, comandando campanhas nacionais pelos direitos dos gays, recebendo inclusive apoios conservadores, como do então aspirante à presidência Ronald Reagan.


4. Rent (2005)

Rent é uma adaptação de 2005 para o cinema norte-americano do musical homônimo da Broadway, que foi baseado no musical de Jonathan Larson.

A história é baseada na vida de um grupo de boêmios e de suas lutas com a sexualidade, drogas, vivendo sob a sombra da Aids, e, claro, pagar seu aluguel. A história se passa na área de East Village, em Nova York, no final de 1980.


5. Cazuza (2004)

O filme retrata a vida do compositor e cantor Cazuza desde quando começou a carreira, atuando na peça Pára-quedas do Coração, no Circo Voador, o sucesso com o Barão Vermelho e sua carreira solo até sua morte em 1990, em decorrência de complicações causadas pela Aids.


6. Gia – Fama e Destruição (1998)

Baseado em uma história real, Gia Carangi (Angelina Jolie) decide mudar-se da Filadélfia e para Nova York para se tornar uma modelo. Sua atitude e beleza fazem Gia ascender rapidamente, mas sua solidão persistente a leva a experimentar drogas como a cocaína. Ela se envolve num caso amoroso com Linda (Elizabeth Mitchell), uma maquiadora. No entanto, depois de um tempo, Linda começa a se preocupar com o uso de drogas Gia e dá-lhe um ultimato. Tentativas fracassadas de reconciliação com Linda e com a mãe Kathleen levam Gia a abusar da heroína. Mas depois de, finalmente, terminar com seu vício depois de muito esforço, ela contrai o vírus da Aids de uma agulha contaminada e morre de complicações em 1986, aos 26 anos de idade.


7. Philadelphia (1993)

O filme conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um advogado que trabalha para uma prestigiosa empresa na Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o fato de que tem Aids, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller (Denzel Washington), um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.


8. And the Band Played On

O filme retrata os primeiros anos da Aids nos Estados Unidos, desde o início das mortes de homossexuais em São Francisco, de uma doença desconhecida, até a identificação do vírus HIV.


Veja também: Se liga nesse assunto!

#DiaMundialdaLutaContraaAids #AIDS #Filmes #HIV

4 visualizações