• Isis Stelmo

Câncer- Primeiros passos para lidar

Atualizado: 16 de Jul de 2019


Hoje, começamos mais uma semana temática. Abordaremos diversos assuntos a respeito dessa doença, como epidemiologia, tratamentos, inovações, etc. Aproveite!

Câncer... essa palavra pode ter o poder de causar medo em muita gente... "parece até um palavrão", poderão dizer, ou também preferirem tratá-lo como Voldemort, "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado". Mas, a nossa bandeira aqui é: sua melhor arma é a informação. Não adianta se esconder... as estatísticas não mentem...

Em 2012, no Brasil, aproximadamente 400 mil pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer (excluindo o não-melanoma), aproximadamente 200 mil faleceram da doença (Cancer Index, 2012) e em 2013, o INCA contabilizou 189.454 mortes.

Estima-se que 8,2 milhões de pessoas no mundo morram da doença anualmente. Isso representa 13% da população mundial. O câncer mais incidente em homens é o de próstata e, nas mulheres, o de mama.

E, apesar de campanhas de melhoria da qualidade de vida, para comermos melhor e sermos mais ativos, não nos expormos a ambientes de risco, com poluição, radiação, etc, os números vão crescendo e crescendo.

No Brasil, temos a sorte de ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que garante o acompanhamento do paciente com câncer (porque muitos seguros de saúde particulares acabam não cobrindo o serviço pelo valor), desde o diagnóstico até o tratamento, o qual deve se iniciar até 60 dias, como está previsto em lei, após a descoberta da doença, com radioterapia, quimioterapia e/ou com cirurgia. Cada estado possui, pelo menos, um hospital especializado, dentre outros centros de cuidado, totalizando 288 serviços especializados, espalhados por todo o país.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica disponibiliza em seu site a cartilha dos direitos do paciente oncológico, entre outros documentos muito úteis, como o Comida que cuida.

Portanto, cuide-se e informe-se!

E acompanhe a nossa semana temática!

Referências:

Cancer Index. Brazil. Disponível em: <URL: http://www.cancerindex.org/Brazil> Acesso em 09 jan 2017.

INCA. Tratamento. Onde tratar no SUS. Disponível em: <URL:http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/tratamento/ondetratarsus>. Acesso em 09 jan 2017.

Sociedade Brasileira de Cancerologia. Alguns números do câncer no Brasil e no mundo. Disponível em: <URL: http://www.sbcancer.org.br/alguns-numeros-do-cancer-no-brasil-e-no-mundo/> Acesso em: 09 jan 2017

Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Pacientes. Disponível em: <URL: http://www.sboc.org.br/informacoes-ao-paciente> Acesso em 09 jan 2017

#câncer #Tratamento #epidemiologia #INCA #SBOC

0 visualização