• Isis Stelmo

Cerveja nossa de cada dia

Atualizado: 16 de Jul de 2019


Editado 19 de Novembro de 2017


Você pode ter pensado até hoje que a cerveja seria apenas uma bebida presente e importante apenas em ocasiões de socialização ou deleite, nas quais se busca o prazer, bem-estar.

Também! Mas pode ser muito mais do que isso!

Na verdade, a cerveja é uma das bebidas mais antigas da humanidade e em épocas nas quais não existia saneamento básico e a água era muito suja, a galera bebia cerveja (ou vinagre, pois ambos são fermentados), até mesmo as crianças porque o processo de fermentação mata as bactérias que causam danos à saúde.

Além disso, essa bebida contém carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais.

Em alguns lugares, principalmente alguns países do Ocidente, é comum as pessoas se reunirem para "tomar uma" após a prática de exercícios físicos. Um grupo de pesquisadores resolveu estudar se a cerveja causava algum efeito deletério, como algum grau de desidratação, ao ser ingerida após a atividade física.

Foram 16 participantes praticantes de atividade física regularmente, acompanhados durante 3 semanas, divididos em dois grupos. Os treinos foram feitos na esteira; após este o grupo controle bebia água mineral e o grupo intervenção era servido de até 660 ml, quase duas latas, de cerveja (todos os participantes ingeriram essa quantidade máxima) e depois finalizavam a hidratação com a mesma água mineral do grupo controle.

Ao final das análises, os pesquisadores não encontraram nenhum efeito deletério na hidratação após atividade física para essa quantidade de cerveja. =)

Claro que o número de participantes foi pequeno e ainda existem poucas pesquisas na área. Contudo, considerando que esta bebida é milenar, cabe dentro de uma alimentação saudável, sim!

As recomendações diárias de quantidade de álcool variam de uma dose, para mulheres, a duas doses diárias, para homens. Cada dose, no caso da cerveja, seria uma latinha de 350ml. Melhor ainda se fizer parte de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e hábito de atividade física regular, como na pesquisa =)

Cheers!*

*Um brinde!

Referência:

Biblioteca Virtual em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Qual a quantidade de álcool que as pessoas podem tomar para não serem consideradas alcoolistas. http://aps.bvs.br/aps/qual-a-quantidade-de-alcool-que-as-pessoas-podem-tomar-para-nao-serem-consideradas-alcoolistas/

Jiménez-Pavón, D; Cervantes-Borunda, MS; Díaz LE; Marcos, A; Castillo, MJ. Effects of a moderate intake of beer on markers of hydration after exercise in the heat: a crossover study. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 6 jun 2015. Disponível em: <https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-015-0088-5> Acesso em: 23 jan 2017.

Para saber mais sobre cerveja artesanal:

Bar do Celso: https://bardocelso.com/

#cerveja #socialização #vitaminas #cheers #AlimentaçãoSaudável #umbrinde #atividadefísica

5 visualizações