• Isis Stelmo

Dietas Vegetarianas: Polêmica!


Novos achados!


Vegetariana é a pessoa que decidiu não comer mais carne, mas ainda se alimenta de queijo, leite, mel. Alguém vegano não ingere nenhum alimento de origem animal e também não usa nenhum acessório ou roupa que possua matéria-prima de origem animal, como o couro, igualmente mencionado como vegetariano restrito.

Estudos recentes conduzidos no Reino Unido encontraram alguns benefícios de uma dieta mais vegetariana (que seria não deixar as carnes de vez, mas reduzir o consumo e preferir rechear o prato com os vários tipos de cereais, leguminosas, verduras, legumes e frutas), como menor risco para desenvolver Doença Isquêmica do Coração (Crowe et al, 2013) e Câncer Pancreático (Appleby, 2015).

Contudo, tanto essa pesquisa de 2015 quanto uma outra recente, realizada na Austrália, publicada em dezembro de 2016, não encontraram diferenças significativas entre causas de mortalidade entre vegetarianos e não-vegetarianos.

O estudo foi feito com 267.180 pessoas de mais de 45 anos em South Wales, Austrália. Por meio de respostas em um questionário, as pessoas foram classificadas como vegetarianas, semi-vegetarianas (come carne menos de uma vez por semana), pesco-vegetarianas (alimentam-se de pescados e frutos do mar e vegetais) e “comedores de carne”.

Mesmo depois de variáveis como educação, tabagismo, atividade física, etc, serem removidas, não foram encontradas diferenças significativas nas causas de mortalidade em nenhum dos quatro grupos citados acima.

Claro que mais estudos em outras partes do mundo são necessários, mas essa é mais uma polêmica do mundo da alimentação e nutrição. E você, o que acha?

Referências

Crowe, FL; Appleby, PN; Travis, RC; Key, TJ. Risk of hospitalization or death from ischemic heart disease among British vegetarians and nonvegetarians: results from the EPIC-Oxford cohort study. January 30, 2013, doi: 10.3945/ajcn.112.044073

Appleby, PN; Crowe, FL; Brandbury, KE; Travis, RC; Key, TJ. Mortality in vegetarians and comparable nonvegetarians in the United Kingdom. Am J Clin Nut, December 9, 2015, doi: 10.3945/​ajcn.115.119461

S Mihrshahi et al. Vegetarian Diet and All-Cause Mortality: Evidence From a Large Population-Based Australian Cohort – The 45 and Up Study. Prev Med 97, 1-7. December 29, 2016.

#vegetarianos #vegetarianismo #dietas #dietasdamoda #ecossistema #saúde #veganismo #câncer #onívoros #DoençaIsquêmicadoCoração #nutrição #mortalidade

6 visualizações