• Sabrina Wertzner

Maio Amarelo: Atenção pela Vida



Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 1,25 MILHÕES pessoas perdem a vida todos os anos devido a acidentes de trânsito. Outras dezenas de milhões sobrevivem, porém com sequelas...

O Brasil, como se outras categorias decepcionantes não fossem o suficiente, aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, em números absolutos.


Além das lastimáveis perdas humanas, dores dos familiares e lapsos na sociedade, estima-se que esses acidentes representam um custo de US$ 518 bilhões por ano para cada país.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas lançou, em 2010, uma resolução definindo o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A resolução tem como objetivo salvar milhões de vidas através de ações simples:

Melhoria das vias e fiscalização dos veículos; Garantir qualidade nos serviços de emergência Condicionar o comportamento dos usuários de vias: motoristas, passageiros e pedestres

Esta última, em especial, visa garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030.

Então, neste mês, o mundo todo agirá por um objetivo em comum: promover comportamentos mais seguros e responsáveis em cada cidadão, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais.

E você, vai entrar ou não nessa campanha?

Imagem destacada e inspiração: http://maioamarelo.com/

ALMEIDA, Rodolfo; MARIANI, Daniel. As mortes no trânsito no Brasil e no mundo. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/12/23/As-mortes-no-trânsito-no-Brasil-e-no-mundo>. Acesso em: 03 maio 2017.

WHO. Road traffic injuries. 2016. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs358/en/>. Acesso em: 03 maio 2016.

#MaioAmarelo #Trânsito

3 visualizações