• Sabrina Wertzner

Bom para o doador, bom para o receptor: 6 motivos para você doar sangue



Hoje é o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Desde 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu esse dia para homenagear todos nós, comuns cidadãos e heróis, que ajudamos a salvar vidas diariamente.

Não por coincidência, hoje também é o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel (1930) pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO, pela classificação dos grupos sanguíneos e do fator RH. Dessa forma, Landsteiner provou o por que de algumas pessoas morrerem depois de transfusões sanguíneas e outras não.

Bom para o doador, bom para o receptor: motivos para você doar sangue

  1. Ao doar sangue, há redução temporária da quantidade de ferro no corpo, o que faz com que pessoas tenham menores riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas: Salonen et al (1998) verificou que doadores tem o risco reduzido em 88% de infarto agudo do miocárdio.

  2. Novamente com a redução do ferro, Zacharski et al (2008) relataram que a doação de sangue foi associada a menor risco de câncer e mortalidade.

  3. Houschyar et al (2012) verificaram que a doação de sangue pode potencialmente ajudar pacientes obesos com síndrome metabólica por meio da redução da pressão arterial, juntamente com a redução do risco de doença cardíaca, citada no ítem 1.

  4. Achados recentes de Yunce et al (2016) sugerem que a doação de sangue remove oxidantes e diminui o estresse oxidativo por elevar enzima antioxidante como a superóxido dismutase.

  5. Com todo o sangue coletado, salvam-se mais de 4,5 milhões de vidas anualmente.

  6. Uma única unidade de sangue pode beneficiar vários pacientes: a separação dos diversos componentes do sangue permite o direcionamento da porção a um tratamento específico.

Como doar sangue?
  • Se você tem entre 16 e 69 anos e pesa, minimamente, 50 Kg, direcione-se a um hemocentro na sua cidade.

  • Esteja descansado e alimentado (mas evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).

  • Apresente um documento original com foto recente, que permita sua identificação.

Com qual frequência posso doar?
  • Homens: a cada 60 dias (sendo um máximo de 04 doações a cada 12 meses).

  • Mulheres: a cada 90 dias (sendo um máximo de 03 doações a cada 12 meses).

WIKIPEDIA. Karl Landsteiner. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Landsteiner>. Acesso em: 24 maio 2017.

YUNCE, Muharrem et al. One more health benefit of blood donation: reduces acute-phase reactants, oxidants and increases antioxidant capacity. Journal Of Basic And Clinical Physiology And Pharmacology, [s.l.], v. 27, n. 6, p.1-5, 1 jan. 2016. Walter de Gruyter GmbH. http://dx.doi.org/10.1515/jbcpp-2015-0111.

Secretaria de Estado da Saúde. 97 postos de coleta de sangue no Estado. Disponível em: <www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br>. Acesso em: 23 jan. 2017.

#Doaçãodesangue #KarlLandsteiner #SistemaABO #Hemocentro

0 visualização