• Isis Stelmo

Se você usa adoçante(s), deveria ler este post!

Atualizado: 16 de Jul de 2019



Os adoçantes já foram assunto por aqui há alguns meses, então, se você quiser refrescar a memória antes de continuar, é só ir lá ;-)

Observando pessoas muito próximas a mim, como familiares, amigos e, na esfera profissional, meus pacientes, já vi e ouvi muita gente dizer que usa adoçante para prevenir doenças, como Diabetes tipo 2, para tentar perder peso, etc.

E caso você esteja lendo isso aqui, agora, e também faça parte do grupo que usa adoçantes/edulcorantes de maneira indiscriminada, talvez esteja na hora de repensar alguns hábitos.

É importante frisar que adoçantes não previnem nada! São apenas indicados para alguns tratamentos e por tempo limitado (deveriam ser).

Um grupo de pesquisadores analisou dados de um estudo europeu, com mais de 60 mil mulheres, o qual indicou risco aumentado para Diabetes tipo 2 para pessoas que relataram usar os adoçantes com frequência (Fagherazzi, 2017).

Mais pesquisas também mostram resultados controversos, como o feito com animais e indica que o uso de adoçantes pode ser viciante; além disso, em outro estudo, indicam que alimentos com edulcorantes artificiais nos fazem dissociar o sabor doce das calorias, sendo assim, induziriam as pessoas escolher alimentos mais doces ao invés de nutritivos.

Além disso, como os adoçantes são super doces, mesmo em pequeníssimas doses, acabam hiper-estimulando os receptores do sabor doce, o que dificultaria a sensação de sabores mais complexos. Ou seja, seria mais difícil sentir sabores mais suaves.

No Multiethnic Study of Atherosclerosis, o consumo de bebidas diet diariamente mostrou risco aumentado para desenvolvimento de Síndrome Metabólica e Diabetes tipo 2.

Ah, mas então o que eu faço agora?!?!

O ideal seria usar pouco açúcar de adição, em um cafezinho, por exemplo, e apostar no sabor natural dos alimentos, consumir o açúcar naturalmente contido em frutas, por exemplo. E aí? Topa o desafio?!

Referências:

http://www.health.harvard.edu/blog/artificial-sweeteners-sugar-free-but-at-what-cost-201207165030

Fagherazzi G1, Gusto G, Affret A, Mancini FR, Dow C, Balkau B, Clavel-Chapelon F, Bonnet F, Boutron-Ruault MC. Chronic Consumption of Artificial Sweetener in Packets or Tablets and Type 2 Diabetes Risk: Evidence from the E3N-European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition Study. Ann Nutr Metab. 2017;70(1):51-58. doi: 10.1159/000458769. Epub 2017 Feb 18

#edulcorantes #adoçantes #Diabetes #DiabetesMellitus #nutrição #alimentaçãosaudável

3 visualizações