• Isis Stelmo

Interpretação de rótulos e as escolhas alimentares

Atualizado: 16 de Jul de 2019



Uma revisão bibliográfica realizada nos EUA, na Universidade da Califórnia, avaliou 34 artigos acerca dos conhecimentos sobre nutrição e o uso do rótulo.

O conhecimento em nutrição poderia auxiliar em três principais situações:

1- Focar nas informações relevantes do rótulo, separando-as dos apelos de marketing (claims);

2- Conhecimento prévio em nutrição poderia facilitar a compreensão e memorização das informações nutricionais;

3-Além disso, poderia auxiliar a colocar em prática o que se compreendeu do rótulo com consequente influência nas escolhas alimentares subsequentes.

Três partes do rótulo foram consideradas para esta revisão: as informações nutricionais, a lista de ingredientes e os claims.

Poucos estudos foram realizados utilizando a lista de ingredientes. A pesar disso observou-se em 32 dos artigos a associação positiva entre conhecimento prévio sobre nutrição e a utilização dos rótulos dos alimentos.

Contudo, considerou-se que conhecimentos em nutrição também podem influenciar nas escolhas alimentares de modo geral o que não significa que os rótulos estão sendo lidos. Ainda, há aqueles que possuem conhecimento, mas não têm interesse em buscar alimentos mais saudáveis e não praticam a leitura dos rótulos.

Mais estudos na área com maior número de pessoas e grupos específicos são necessários. Apesar disso, o resultado desta revisão mostra que saber informações básicas sobre nutrição auxilia na leitura de rótulos, a memorizar informações relevantes sobre os alimentos e utilizá-las no momento de fazer decisões acerca do que comer.

Lisa M. Soederberg Miller, Diana L. Cassady. The effects of nutrition knowledge on food label use. A review of the literature. Appetite 92 (2015) 207–216

#rótulo #rótulagem #conhecimentosprévios #nutrição #educaçãonutricional

9 visualizações