• Sabrina Wertzner

A Composição da Microbiota Intestinal Varia de Acordo com o Ciclo Circadiano e Nossa Alimentação



Ainda que as bactérias intestinal estejam em voga no campo das pesquisas, já se tem por certo sobre algumas das interferências que esses organismos intestinais podem ocasionar aos mais variados sistemas de nosso organismo e metabolismo.

Se por um lado nas pesquisas o campo de abrangência é da influência da alimentação, por outro, nem se fala sobre a interferência da forma que nos alimentamos, e como isso influencia na composição e quantidade desses micro-organismos.

Evidências sugerem que o ciclo circadiano (chamados os ciclos de expressão de genes, metabolismo e comportamento influenciados por um relógio interno para otimização do organismo) intervem na microbiota intestinal.

Ou seja: a hipótese é que não são apenas os macronutrientes e as fibras que afetam essa população, mas também fatores ambientais externos, como luz, sono e períodos de jejuns.

Assim, um estudo pioneiro objetivou examinar as relações entre a microbiota gastrointestinal humana e dois elementos estreitamente interligados: o tempo (em relação aos ritmos circadianos biológicos) e o comportamento (em relação ao tempo de comer).

Verificaram 77 amostras fecais de 28 homens e mulheres saudáveis. Nelas, analisaram o DNA e a concentração de ácidos graxos de cadeia curta. Também analisaram o recordatório alimentar e período de jejum noturno.

Como resultados, verificaram grandes variações dos metabólitos bacterianos (acetato, proprionato e butirato) e de diversas bactérias ao longo do dia, referentes ao fracionamento e à concentração de nutrientes em determinado horário do dia.

Tudo isso indica que a composição da microbiota intestinal e suas funções orgânicas variam ao longo do dia sugerindo que o ciclo circadiano juntamente com nosso perfil e comportamento alimentar estão, portanto, sincronizados e associados com a saúde intestinal.

Como pioneiro, esse estudo abre portas para novas pesquisas e descobertas sobre estas associações, incluindo futuras intervenções positivas na saúde.

KACZMAREK, Jennifer L; MUSAAD, Salma Ma; HOLSCHER, Hannah D. Time of day and eating behaviors are associated with the composition and function of the human gastrointestinal microbiota. The American Journal Of Clinical Nutrition, [s.l.], p.1-12, 27 set. 2017. American Society for Nutrition. http://dx.doi.org/10.3945/ajcn.117.156380.

#probióticos #intestino #microbiotaintestinal #CicloCircadiano #Relógiobiológico

27 visualizações