• Isis Stelmo

Arroz parboilizado e diabetes

Atualizado: 16 de Jul de 2019



Não é arroz "parabolizado" (da antena parabólica). É parboilizado porque é cozido (boiled, em inglês) ainda antes de ser polido. Logo, os nutrientes que estão na casca e germe, durante essa cocção, migram para a parte do endosperma, onde está o amido. Por conta da migração desses nutrientes é que esse arroz fica mais amarelinho.


Depois, o arroz é secado e polido. Contudo, apresenta mais nutrientes do que um arroz polido convencional. Eu diria que é o intermediário entre o arroz branco e o integral (que ainda sofre muita rejeição, muita gente não gosta do sabor)

Um estudo realizado na Universidade do Kuwait comparou a quantidade de glicose sanguínea e o efeito no apetite ocasionados após a ingestão dos três tipos de arroz: branco, parboilizado e integral no período pós-prandial em pessoas consideradas saudáveis e pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2.

A hipótese inicial era que o arroz parboilizado teria uma resposta glicêmica semelhante a ingestão de arroz integral nesse período após a refeição.

A curva glicêmica foi significativa nos 2 grupos após o consumo dos 3 tipos de arroz. O grupo saudável teve menor apetite significativamente menor relacionado ao grupo de diabéticos após a ingestão do arroz parboilizado somente, de acordo com o questionário de apetite.

No final das contas, os pesquisadores encontraram que houve uma redução de 35% (grupo diabetes) e 38% (grupo saudável) na resposta da curva glicêmica após a ingestão do arroz parboilizado.

A conclusão foi que esse tipo de arroz seria a melhor opção entre os três tipos para os diabéticos controlarem a glicemia no período pós-prandial.

Claro que esse é UM estudo e num país bem diferente do Brasil e alterações no processo de produção desse alimento podem ocorrer, assim como variações na composição. Quem sabe mais estudos na área não são desenvolvidos no nosso país, também? E é interessante para considerarmos essa possibilidade com os pacientes que são mais resistentes ao consumo de arroz integral.

Referência:

Samar Hamad, Tasleem A. Zafar, Jiwan Sidhu. Parboiled rice metabolism differs in healthy and diabetic individuals with similar improvement in glycemic response. J. Nut March 2018Volume 47, Pages 43–49 DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.nut.2017.09.010


#arroz #pósprandial #nutrição #diabetestipo2 #DM2 #arrozparboilizado

0 visualização