• Fernanda Ramos

"Depois de nove meses você vê o resultado..."

Atualizado: 14 de Jul de 2019


Como diria o poeta! :P


Parece bobagem eu dedicar um post inteiro com esse título todo chamativo, em pleno pós carnaval, só com o objetivo de dizer: USE CAMISINHA! Mas veja bem, SÓ PARECE!

A gente já escreveu aqui no blog sobre HIV e do quando as taxas estão aumentando entre os jovens e os idosos. Por que? Sexo SEM camisinha!

Eu poderia acrescentar o fato do número de sífilis ter tido um boom no último ano, principalmente entre os jovens. O motivo? Sexo SEM camisinha!

Eu poderia dizer também que além de sífilis, tem uma infinidade de outras doenças sexualmente transmissíveis, como hepatites, herpes, gonorreia e HPV, cujas incidências são reduzidas significativamente por qual motivo? Uso de camisinha!

Mas não é disso que vou falar. O assunto é gravidez não planejada!

Curtir o carnaval, conhecer gente interessante, se divertir todo mundo pode, mas é bom evitar que as maternidades estejam lotadas em outubro/novembro.

Você pode até dizer:

"ah, mas usar camisinha diminui a sensibilidade e o prazer". Mas já tem camisinha mais fininha desenvolvida pra resolver esse problema e não precisar usar essa desculpa.

"ah, mas é chupar bala com papel". Não tem solução isso. Então o negócio é superar e procurar marcas que sejam mais adequadas. Não é possível que uma camisinha possa estragar todo seu momento com x parceirx. E sua saúde vale mais que isso!

Você sabia que 46% das gravidezes não são planejadas? Esse foi o dado encontrado pelo PNDS, de 2006.

Gravidez não planejada é uma situação difícil para todos os lados, porque ser responsável por uma nova vida, pelo cuidado e formação dela exige maturidade. E filhx custa caro! Vou te mostrar! Pesquisa rápida em supermercado de rede (em 23/02):


Um bebê usa geralmente 8 FRALDAS POR DIA!!! Em 6 meses você vai gastar R$1000,00 só em fralda! Fora enxoval, mobiliário, medicamentos, idas ao médico....E isso é só o início de uma vida toda de gastos, que aumentam conforme a criança cresce!

3 unidades de camisinha custa R$4,59!!! Isso se você optar por comprar, porque o SUS fornece camisinhas em toda a rede pública de saúde e em locais de grande circulação de pessoas. Ou seja, pode te custar um valor total de 0 dinheiros!

Planejar um filho, além de ser muito melhor, nem é tão difícil assim. Em alguns convênios médicos e em toda a rede de atenção básica de saúde (UBS) é possível ter informação e passar por um Planejamento Familiar, que é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família.

O SUS também oferece outros métodos de contracepção, além da camisinha masculina: camisinha feminina, contraceptivos,diafragma, DIU.

Se por acaso rolou sexo sem camisinha, não se desespere. Vá a um Centro de DST/AIDS mais próximo e faça o teste de HIV, pegue conselhos bacanas e volte para a folia! Converse com x parceirx pra fazer o teste também. É rápido, eficaz, gratuito.

Se acontecer uma gravidez, prepare-se para a nova vida. Para as gestantes, faça um bom pré-natal.

Se descobrir HIV, saiba que sua vida não termina ali.

E bora curtir a folia mais informado e seguro!

Caso queira saber onde retirar camisinhas ligue para o Disque Saúde: 136

Caso queira saber sobre onde fazer testes rápidos de HIV, clique aqui.

Referências

Brail. IST/AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/

Brasil. Planejamento Familiar. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/planejamento-familiar

Muller L. Mitos sobre camisinha (website). Disponível em: http://www.lauramuller.com.br/bloglaura/?p=1995

#camisinha #Carnaval #sexoseguro #planejamentofamiliar #gravidez

15 visualizações