• Fernanda Ramos

Refrigerante de cola dissolve TUDO!

Mesmo! E eu vou te provar!


Parece mentira, e em algum momento pode ter acontecido de você ter brincado com isso e falado sobre usar refrigerante para desentupir cano ou desenferrujar alguma coisa.



Mas não se brinca com a ciência! E não estou falando apenas de utensílios, vamos estender às pessoas.


Para contextualizar e melhorar o entendimento, vou apresentar a seguir alguns conceitos.

Há uma condição de saúde chamada bezoar, que é uma massa consistente não digerível que se acumula no trato digestório (estômago e intestino) e pode ter diversas origens. São 5 tipos:

- fitobezoares (de fibra alimentar)

- tricobezoares (de cabelo)

- bezoares de medicação

- lactobezoares

- bolo alimentar


Essa condição é rara, com incidência em 0,4% e pode acontecer com pessoas com transtornos de dismotilidade gástrica, como gastroparesia diabética, e em casos de cirurgias que alterem a anatomia do estômago.

​​

O mais comum é o fitobezoar, composto de fibras não digeridas, tanino e lignina de frutas e vegetais.

Entre os fitobezoares, há um grupo específico de bezoar, chamado diospirobezoar, formado após o consumo de caqui e abacaxi, que tem uma consistência mais dura.


O tratamento clássico inclui a dissolução da massa com enzimas, como a celulose e papaína, fragmentação via endoscopia com remoção mecânica ou aspiração e, em alguns casos, cirurgia.


Nesse ponto você deve estar se perguntando, onde entra a Coca Cola® nessa história? (usada aqui com nome comercial mesmo, já que nos artigos são citadas dessa forma).


Tudo começou lá no início dos anos 2000 quando uma equipe médica grega conversava sobre serviços de carro e uma pessoa da equipe disse que um engenheiro mecânico havia lhe dito que sempre que um parafuso estava preso à uma porca por enferrujamento ele o colocava em um copo de Coca Cola® durante a noite e que na manhã seguinte a superfície do material metálico estava limpo e era facilmente separado.


Ai algumas semanas depois apareceu um paciente com fitobezoar, que não respondeu bem ao tratamento clássico. Então eles pensaram: POR QUE NÃO?


Colocaram uma sonda nasogástrica de duplo lúmen no estômago da pessoa e fizeram lavagem contínua usando 3L de Coca Cola® por 12h. Para a surpresa – ou não – da equipe a massa de fibra havia sido dissolvida completamente!


Isso foi testado em mais 5 pacientes da equipe, com o mesmo resultado. Deixaram claro também ao final que outras bebidas à base de cola poderiam ser igualmente efetivas


Antes disso, havia um relato de caso publicado com o tratamento com refrigerante de cola em uma obstrução por carne em esôfago.


Depois disso, outros grupos começaram a fazer o mesmo, com resultados variados. Chegou-se à conclusão de que o uso do refrigerante de cola dissolve o fitobezoar apenas em parte dos casos, mas tem como vantagem facilitar a completa dissolução por técnicas de endoscopia após, podendo ser usado como tratamento de primeira linha. Nenhum dos estudos tinha conflito de interesses com a marca.


Além disso é um tratamento barato, disponível em todo lugar (feliz ou infelizmente), seguro, rápido e efetivo. Pode ser usada a versão light/diet para intolerantes a sacarose.


O mecanismo proposto é que ácido carbônico e fosfórico e o pH de 2.6 do refrigerante ajudariam na digestão da fibra.


O negócio é tão sério que especialmente com os bezoares de caqui há avisos de diversos tipos quanto ao risco do consumo nos grupos de risco.


Tanto é que em Israel, no início dos anos de 1980, quando caquis se tornaram populares lá, a incidência de fitobezoares aumentou muito. Foi então necessário um aviso em cadeia nacional de TV para redução do consumo.


ACREDITE SE QUISER!

Valem algumas ressalvas ao final:

- tudo o que foi exposto aqui é tratamento médico, não agrida seu corpo sem saber o que está realmente acontecendo.

- já fizemos um texto sobre os danos do consumo diário de refrigerante (que vale a pena ser relido), logo, não agrida seu corpo com o consumo excessivo.

Lee BJ, Park JJ, Chun HJ, Kim JH, Yeon JE, Jeen YT, Kim JS, Byun KS, Lee SW, Choi JH, Kim CD, Ryu HS, Bak YT. How good is cola for dissolution of gastric phytobezoars? World J Gastroenterol 2009; 15(18): 2265-2269


Ladas SD, Truantafyllou K, Tzathas C, Tassios P, Rokkas T, Raptis AS. Gastric phytobezoars may be treated by nasogastric Coca-Cola lavage. Eur J Gastroenterol Hepatol. 2002.


Ladas sd, Kamberoglou D, Karamanolis G, Vlachogiannakos j, Zouboulis-Vafiadis I. Systematic review: Coca-Cola can effectively dissolve gastric phytobezoars as a first-line treatment. Aliment Pharmacol Ther. 2013.


7 visualizações