Biomarcadores de desnutrição na cirrose hepática descompensada: desafios e novas possibilidades

A desnutrição é um achado frequente na população com cirrose hepática. Sabe-se que essa condição tem impacto importante sobre o prognóstico da doença, sendo preditor de descompensação, redução da qualidade de vida e mortalidade. Na prática, apesar dos avanços na área, permanece o desafio da sua identificação e diagnóstico, dada as limitações dos métodos de avaliação nutricional nessa população, devido às alterações da composição corporal, e ausência de biomarcadores objetivos para determinar sua presença e severidade na descompensação da doença.

Em um estudo publicado em setembro de 2016, de Rachakonda et al, realizado no hospital da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, com 52 cirróticos descompensados, foi encontrada desnutrição em 42,3% dos participantes, com menor IMC, circunferência do braço, dobra cutânea tricipital, circunferência muscular do braço e força do aperto de mão quando comparados ao grupo considerado nutrido, sem diferença no apetite e anorexia nos grupos.

O achado mais interessante do estudo é que a leptina sérica foi significativamente menor nos pacientes desnutridos e fator independente nessa condição. Foi também positivamente correlacionada às medidas antropométricas. Ela reflete a depleção do tecido adiposo e sugere desregulação do metabolismo de gordura na patogênese da cirrose relacionada a desnutrição.

Assim, a leptina pode refletir o estado nutricional e de reserva de tecido adiposo na cirrose hepática descompensada, independente da função hepática, necessitando ainda maior investigação como um potencial biomarcador no diagnóstico precoce e na monitorização da resposta ao tratamento.

Referências

Rachakonda V, Borhani A A, Dunn M A, Andrzejewski M, Martin K,Behari J. Serum Leptin is a Biomarker of Malnutrition in Decompensated Cirrhosis. PLoSONE. 2016. 11(9). doi:10.1371/journal.pone.0159142

Mahan LK, Escott-Stump S. Terapia clínica e nutricional nos distúrbios do fígado, sistema biliar e pâncreas exócrino in Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.