Ser um homem prevenido...

...não altera o seu lado masculino

Acabou o outubro rosa, mas a prevenção não para!

Chegou o novembro azul para chamar a atenção para a saúde do homem! Principalmente para a campanha de prevenção do câncer de próstata, segunda maior causa de mortes entre os homens no Brasil.

E para prevenir o câncer de próstata, é muito simples!

Além de, claro, procurar manter uma alimentação saudável e prática de atividade física frequente durante a vida toda, após os 50 anos (ou 45 anos, quando há histórico na família) é indicado fazer os exames PSA e de toque retal, anualmente, com objetivo de investigar alterações na próstata e/ou em órgãos adjacentes, como a porção baixa do intestino, obstrução na uretra, etc.

O exame de toque retal, ao contrário do que muitos homens pensam, não é doloroso. Nele, o médico introduz um dedo com a luva lubrificada para sentir a superfície da próstata. É rápido e pode salvar vidas.

O PSA é o exame feito para detectar a qantidade de Antígeno Prostático Específico no sangue; quando estão acima de 4ng/ml, há suspeita de câncer de próstata, mas mesmo quando os níveis estão abaixo deste valor, pode haver a presença da doença, por isso o exame de toque retal é tão importante. Se o médico tiver alguma suspeita após os exames, solicitará uma biópsia para depois fechar o diagnóstico e escolher junto ao paciente (seria o ideal) a melhor forma de tratamento.

Fatores de risco:
  • Tabagismo e etilismo;

  • Homens negros tem maior chance de desenvolver a doença;

  • Obesidade e sobrepeso;

  • Histórico na família.

Se descoberto precocemente, a chance de cura pode chegar a 95%!

Não é só pelo câncer de próstata:

Mas também por outros problemas de saúde comuns entre homens de todas as faixas etárias que várias fundações iniciaram campanhas permanentes em prol da causa, as quais se intensificam no mês de novembro.

Uma das ações mais conhecidas é a do MOVEMBER que, para entrar na brincadeira, os homens devem deixar seus bigodes (Mo) crescerem durante este mês.

Neste novembro, não arranque seu bigode!

Para saber mais, acesse:

http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/prostata/32/

https://ex.movember.com/pt/get-involved/move

http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.