"Use filtro solar"...

... como diria Pedro Bial.

Por Isis Stelmo e Sabrina Wertzner.

Dia 26 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, o evento foi criado para iniciar os trabalhos de prevenção e conscientização sobre esse tipo de câncer e abrir o Dezembro Laranja- Mês de Combate ao Câncer de Pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é um dos tipos mais comuns de ocorrer (30% dos casos de câncer). O próprio instituto estima que, até o final de 2016, serão cerca de 175 mil novos casos.

O tumor é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Nossa pele é composta por camadas, e, ao depender da camada afetada, definem-se os diferentes tipos de câncer.

Tipos de câncer:

Fatores de risco:

  • Indivíduos com a tonalidade da pele, olhos e cabelos claros;

  • Idade > 40 anos;

  • exposição excessiva a radiação ultravioleta (UV) repetidamente: sol ou uso de câmaras de bronzeamento.

  • Portadores de alguma doença de pele;

Previna-se:

  • Note feridas na pele que demoram para cicatrizar;

  • Note pintas e verrugas que mudam de cor e tamanho;

  • Note manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram;

  • Realize exame clínico da pele para avaliar aparecimento ou mudança no aspecto de manchas, sinais ou lesões na pele, especialmente nas áreas expostas ao sol e em pessoas de alto risco (de pele clara);

  • Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

  • Use bonés/chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção (FPS) 15 (para peles muito claras e locais de alta incidência solar, os médicos geralmente recomendam no mínimo 30 FPS).

  • Intere-se de seu histórico familiar.

Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos.

ABCD do Câncer de Pele

Neste sábado, 26/11/2016, haverá mutirão para realizar prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer.

Em São Paulo, o Hospital AC Camargo Cancer Center participa da ação, mas sugere-se que as pessoas cheguem cedo, pois o número de senhas é limitado.

Confira os demais os postos de atendimento aderentes à campanha, nos 25 estados brasileiros, em: https://www.controleosol.com.br/mapa/

A Skin Cancer Foundation também disponibiliza em seu site, um livrinho de prevenção do câncer de pele que você pode baixar aqui. Além disso, você pode aprender a se auto-examinar aqui.

Referências:

A.C.CAMARGO. ABCD do câncer de pele: Como identificar os sinais. Disponível em: <http://www.accamargo.org.br/abcd-cancer-pele/>. Acesso em: 25 nov. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Pele não melanoma. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pele_nao_melanoma>. Acesso em: 25 nov. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2012. 129 p. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/livro_abc_2ed.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.

LIGA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER (LPCC - USP). Tempo de Sol e de Cuidados. Ribeirão Preto: [n.i.], 2013. 12 p. Disponível em: <https://www.usp.br/imprensa/wp-content/uploads/EERP-Cartilha-Tempos-de-sol-e-de-cuidados.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.

SKIN CANCER FOUNDATION. The Mini Skin Cancer Prevention Handbook Disponível em: <http://www.skincancer.org/prevention/graphics/handbook>. Acesso em: 26 de nov. 2016.

SKIN CANCER FOUNDATION. Step by Step Self-Examination. Disponível em:<http://www.skincancer.org/skin-cancer-information/early-detection/step-by-step-self-examination>. Acesso em: 26 de nov. 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD). Câncer da pele. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/doencas/cancer-da-pele/>. Acesso em: 25 nov. 2016.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.