Imagina que Louco!

Se pudéssemos dividir com nossos vizinhos o que plantamos em nossos espaços!

E por que não?

Vivemos em uma terra abençoada, onde quase tudo que plantamos finca raízes e gera frutos. Em pequenos, médios ou grandes espaços. Com ou sem planejamento.

Quem nunca notou uma muda nascendo entre uma junta de concreto ou no cano de água?

Em 1 m², um espaço bem razoável para quem mora em apartamento, é possível plantar cerca de 9 tipos de ervas aromáticas (como hortelã, orégano, alecrim, manjericão, salsa, tomilho, etc.), que tem uma vida útil de 2 a 5 anos.

Neste mesmo espaço, daria para plantar tomateiros e abacaxizeiros.

Em pouco mais, cerca de 8 m² (o que deve ter em um jardim no térreo de um prédio), daria para plantar mamão, banana, figo, uva e maracujá.

E se você mora em casa ou tem uma praça com encostas e terreno de sobra, por que não plantar abacateiros, ameixeiras, pessegueiros, caramboleiras, limoeiros, laranjeiras, goiabeiras, jabuticabeiras, jaqueiras e macieiras? Isso sem falar da enorme lista de árvores frutíferas que não são usuais de nosso consumo, como o jamboleiro, jamelão, bacurizeiro, jatobá, umari, etc.

Uma árvore apenas, como a jabuticabeira, é capaz de produzir mais de 1000 kg de frutos por ano! Isso alimenta gente pra caramba!

E devemos usar isso em nosso favor!

Já pensou que louco, se cada um de nós tivesse uma erva ou árvore produtiva em casa, poderíamos passar o ano fazendo trocas com nossos vizinhos e não mais gastar dinheiro com um bem que a natureza nos dá?

Não apenas, com o plantio atrairíamos a fauna, preservaríamos o solo, nascentes e rios, amenizaríamos a temperatura, evitaríamos enchentes, além de muitos outros benefícios!

Agora me conta: o que você está esperando pra ter sua própria árvore ou erva em casa?

Compartilhe essa ideia!

ACHE TUDO & REGIÃO. ÁRVORES. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/arvores/arvores.htm>. Acesso em: 03 jan. 2017.


ACHE TUDO & REGIÃO. JABUTICABA. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/arvores/jabuticaba.htm>. Acesso em: 03 jan. 2017.


SOUZA, O.P.; MELO, B. POMAR DOMÉSTICO. Disponível em: <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/domestico.htm>. Acesso em: 03 jan. 2017.


DICAS CASEIRAS. COMO PLANTAR E TRATAR ERVAS AROMÁTICAS EM CASA. Disponível em: <http://www.dicascaseiras.com/2012/09/14/como-plantar-tratar-cuidar-ervas-aromaticas/>. Acesso em: 03 jan. 2017.


PENSAMENTO VERDE. Imagens revelam a luta da natureza por sobrevivência em meio a civilização: Composta por uma incrível força, a natureza encontra saídas para se manter em meio aos vestígios do progresso da humanidade. 2014. Disponível em: <http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/imagens-revelam-luta-da-natureza-por-sobrevivencia-em-meio-civilizacao/>. Acesso em: 03 jan. 2017.


Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.