Verminoses- Por que falar sobre isso?

Em 2013, no Brasil, foi criada a Semana de Conscientização sobre as verminoses. Mas por quê?

Essas doenças parasitárias estão no balaio de doenças tropicais que acabam sendo negligenciadas, ainda mais após a transição epidemiológica, com a qual as Doenças Crônicas Não transmissíveis roubaram a cena e, basicamente, só se fala em Diabetes, Obesidade e Câncer.

Contudo, essas doenças transmissíveis afetam principalmente os mais pobres e em áreas vulneráveis, residentes em países da região tropical e subtropical.

Esses tipos de territórios geralmente não são bem equipados, como saneamento básico, logo, as pessoas que vivem ali, acabam usando água contaminada para beber, cozinhar ou lavar as roupas.

Outro limitante é o acesso a educação. Se nesses locais, não há nem água limpa para beber, quem dirá escolas para aprender higiene e hábitos saudáveis para o autocuidado.

Logo, a ideia de colocar sob os holofotes essas doenças transmissíveis, é trazer à tona questões estruturais, governamentais e ambientais.

É muito importante investir na estrutura da Atenção Básica (ou Atenção Primária à Saúde) justamente para que os profissionais de saúde alcancem as populações que vivem nesses territórios, ensinando e reforçando os conceitos básicos de higiene.

As consequências das verminoses podem ser:

  • Rebaixamento do estado nutricional (sangramento no intestino, inapetência, diarreia ou disenteria);

  • piora do rendimento escolar;

  • complicações que levem a cirurgias;

  • Em casos muito graves, podem levar a morte.

Fique ligad@ para mais informações a respeito ao longo da semana!!!

Leia também:

http://www.who.int/intestinal_worms/en/

http://www.who.int/intestinal_worms/disease/en/

http://www.who.int/intestinal_worms/epidemiology/en/

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.