Aproveitamento Integral de Alimentos

O Natal e Ano Novo estão logo aí. Milhões de pessoas ao redor do mundo irão celebrar com ceias repletas de alimentos deliciosos.

Justamente neste período que escrevo, milhares de famílias preparam-se escolhendo receitas, indo a mercados e organizando a cozinha para o preparo da ceia.

Simultaneamente, milhões de pessoas vagam por aí em busca de alimentos que são desperdiçados e descartados por mal uso ou má conservação.

Fonte: World Food Clock

O desperdício é um problema sério de saúde pública, considerando que 12% da população mundial é desnutrida, e deve ser resolvido desde a produção até a distribuição e utilização.

Fonte: World Food Clock

A cada 5 segundos, cerca de 200 toneladas de alimentos são desperdiçados. Com o conhecimento que temos, os instrumentos e tecnologias no campo e na cozinha, acredito que o desperdício de alimentos torna-se uma atitude injustificável.

Fonte: World Food Clock

Por isso, não podemos mais desperdiçar.

E existem diversas formas de se fazer isso: planeje antes de ir ao mercado, escolha os alimentos mais ''feinhos'' (eles geralmente são descartados por não serem atraentes ao consumidor), compre a xepa em feiras populares, crie uma composteira doméstica para o lixo orgânico (AAAAAIIIIII SÁÁÁ! Mas e o cheiro que isso deixa!??? Não deixa! Eu tenho uma em casa e funciona perfeitamente bem!) e aproveite os alimentos de forma integral.

Com isso, além de evitar o desperdício, o lixo acumulado e o dinheiro gasto em vão, você aproveitará os nutrientes contidos em partes não convencionais dos alimentos.

O projeto MESA BRASIL do SESC elaborou uma Cartilha sobre o Aproveitamento Integral dos Alimentos, com receitas doces e salgadas. Confira, pense, utilize e aproveite integralmente os alimentos nas festas.

O mundo agradece :)

WORLD FOOD CLOCK. World Food Clock. Disponível em: <http://worldfoodclock.com/>. Acesso em: 21 dez. 2016.


Mesa Brasil SESC. Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: Sesc, 2003. Disponível em: <http://mesabrasil.sescsp.org.br/media/1016/receitas_n2.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2016.


BANCO DE ALIMENTOS. Alimentação Sustentável. Disponível em: <http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacao-sustentavel/aproveitamento-integral-dos-alimentos/>. Acesso em: 21 dez. 2016.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.