Price Look Up: o que significam os números colados nas frutas que compramos?


Os códigos Price Look Up (PLU) são números de 4 ou 5 dígitos que aparecem nas etiquetas de produtos frescos, vendidos a granel (frutas, oleaginosas, ervas, etc.).

É um código internacional cuja numeração indica os atributos das mercadorias: tipo, sub-tipo, metodologia de cultivo e tamanho.

Estes números são atribuídos pela IFPS após avaliação do produto e produção, a nível nacional e internacional. Segundo a organização, além de indicar os atributos dos alimentos, os códigos PLU garantem que haja controle de estoque, dados de venda e que o consumidor pague o preço exato pelo produto.

A IFPS é a Federação Internacional de Padrões de Produção, criada em 1990, é composta por associações nacionais de produtores de todo o mundo. A associação é voluntária, e para obter o código é necessário se inscrever e passar pela vistoria do comitê (todo o processo é pago).

Os códigos de 4 dígitos são destinados a produtos cultivados "convencionalmente" - com fertilizantes e pesticidas. Estão organizados pela numeração 3000 a 4000.

Já os códigos de 5 dígitos são usados para identificar produtos orgânicos e geneticamente modificados (GMOs). O que difere é que os orgânicos iniciam-se pelo número 9 e os GMOs com o prefixo 8.

Saiba mais em: http://www.ifpsglobal.com/

Crédito das Imagens:

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.