Dica de Leitura- Depois daquela viagem

Há uns 10 anos, li o livro "Depois daquela viagem", na época que fui trabalhar como voluntária na biblioteca do Centro de Referência em Tratamento de DST/AIDS. A história escrita pela Valéria Piassa Polizzi descreve sua luta contra o HIV, nos anos 1980, quando esse assunto ainda era algo bem novo, ainda se falava em grupos de risco (gays, marinheiros, pessoas tatuadas, profissionais do sexo) e, como era algo pouco conhecido, como lidava com tantos preconceitos.

Ela contraiu o vírus quando era adolescente, após uma transa sem camisinha e pensava que isso nunca poderia acontecer com ela. No percurso do livro, relata como eram suas consultas médicas, a dificuldade de se compreender e de se aceitar nessa situação, a dificuldade com o tratamento, as idas e vindas dos Estados Unidos, onde estavam produzindo os primeiros coquetéis para controlar o vírus e as dúvidas sobre o quanto teria de sobrevida com a doença.

Ótima leitura para quem se interessa pelo assunto!

Aproveite!

Veja os outros temas abordados na nossa semana temática:

HIV e os avanços da ciência

Tenho HIV, e agora?

Fases, detecção e tratamento do HIV

8 filmes que você não pode deixar de assistir esta semana

Se liga nesse assunto!

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.