Cigarro Eletrônico: fique atento às suas escolhas

Com a ideia de que seja uma boa alternativa para redução e cessação do uso do cigarro convencional, o uso do cigarro eletrônico tem crescido, atingindo mais de 9 milhões de usuários ao redor do mundo, especialmente dentre as populações mais jovens.

Seus níveis tóxicos são bem menores que os presentes no cigarro convencional, especialmente na fumaça produzida pela queima do tabaco, mas isso não significa que eles não existam!

Formadores de opinião criticam tanto a liberação indiscriminada quanto o banimento.

  • Por um lado afirmam que o artigo pode aumentar o consumo de cigarro re-normalizando o tabagismo, além de manter os riscos pra saúde advindos da nicotina;

  • Por outro, defensores acreditam que o produto tem potencial para reduzir e cessar o uso de cigarro, permitindo que os fumantes mudem para um produto mais seguro, além de afirmar interesse do âmbito da saúde pública, alegando menores despesas na atenção à adição e tratamento desta população.

No campo da pesquisa, poucos estudos têm mostrado os danos provocados pelo uso deste artefato, especialmente a longo prazo, mas eles existem! Confira:

  1. Um estudo de revisão de Jankowski et al (2017), investigou os impactos negativos na saúde pelo uso de cigarros eletrônicos. Ele evidenciou que a exposição ás substâncias inaladas, bem como as condições de aquecimento do aparelho, podem levar a vários distúrbios respiratórios, incluindo sintomas de tosse e falta de ar, irritação das vias respiratórias superiores, comprometimento da função pulmonar e até mesmo doenças como bronquiolite.

  • O mesmo estudo elucidou que, em modelos animais, as substâncias tóxicas são capazes de causar prejuízos em processos biológicos, como citotoxicidade, estresse oxidativo, inflamação, hiper-reatividade e remodelação de via aérea, produção de mucina, apoptose celular e alterações enfisematosas.

  1. Um outro estudo realizado por Clapp et al (2017) investigou os efeitos de sete líquidos eletrônicos aromatizados e isentos de nicotina em macrófagos alveolares primários, neutrófilos e células natural killers (NK). A pesquisa mostrou que um dos compostos do vapor, o cinamaldeído, tem o potencial de prejudicar a função das células imunitárias respiratórias.

  2. Por fim, um estudo realizado por Schweitzer et al (2015) demonstrou que a nicotina e outros componentes presentes no cigarro eletrônico danificam a função da barreira endotelial pulmonar, estando esta associada ao estresse oxidativo e à rápida inflamação, desencadeando estragos em epitélios alveolares doenças pulmonares

Isso tudo indica que, por mais que possa parecer inofensível, e inclusive benéfico no que diz respeito ao auxílio em cessar com o vício do tabaco convencional, o cigarro eletrônico pode não ser a melhor escolha para reduzir os prejuízos causados pelo cigarro convencional.

Há uma necessidade que urge que mais estudos sejam feitos e uma regulamentação adequada de formulações do líquido eletrônico e da venda do aparelho seja feita.

Se você fuma, busque um profissional capacitado para te orientar melhor sobre suas escolhas. Fique atento às suas escolhas.

JANKOWSKI, Mateusz et al. E-smoking: Emerging public health problem?. International Journal Of Occupational Medicine And Environmental Health, [s.l.], v. 3, n. 30, p.329-344, 10 mar. 2017. Nofer Institute of Occupational Medicine. http://dx.doi.org/10.13075/ijomeh.1896.01046.


HAJEK, Peter et al. Electronic cigarettes: review of use, content, safety, effects on smokers and potential for harm and benefit. Addiction, [s.l.], v. 109, n. 11, p.1801-1810, 31 jul. 2014. Wiley-Blackwell. http://dx.doi.org/10.1111/add.12659.


CLAPP, Phillip Wayne et al. Flavored E-cigarette Liquids and Cinnamaldehyde Impair Respiratory Innate Immune Cell Function. American Journal Of Physiology - Lung Cellular And Molecular Physiology, [s.l.], v. , n. , p.1-10, 11 maio 2017. American Physiological Society. http://dx.doi.org/10.1152/ajplung.00452.2016.


SCHWEITZER, Kelly S. et al. Endothelial disruptive proinflammatory effects of nicotine and e-cigarette vapor exposures. American Journal Of Physiology - Lung Cellular And Molecular Physiology, [s.l.], v. 309, n. 2, p.175-187, 15 maio 2015. American Physiological Society. http://dx.doi.org/10.1152/ajplung.00411.2014.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.