Questões que afetam a qualidade da alimentação em pessoas idosas

Em uma aula de Jean-Pierre Poulain, ele aborda os ciclos da vida e como cada um deles, desde o nascimento até a senescência, é afetado de maneiras diferentes por acontecimentos, os quais refletem no ato de comer.

No caso das pessoas mais velhas, eventos como filhos indo morar fora de casa (ou longe da casa dos pais), separação ou morte d@ companheir@, doenças, acabam interferindo na alimentação. No primeiro caso, com a síndrome do ninho vazio, perde-se a vontade de cozinhar para poucas pessoas, no segundo acontecimento, soma-se a solidão e/ou luto, e quando se é necessário fazer o manejo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como diabetes, hipertensão, Doença Renal Crônica, etc.

Um estudo realizado em São Caetano do Sul com 295 idosos, com idade acima de 60 anos, usuários das Unidades Básicas de Saúde, investigou os fatores associados à qualidade das dietas desses pacientes.

Os dados foram coletados por nutricionistas previamente treinados. Os participantes responderam a questionários socioeconômicos, responderam ao R24h e foram mensurados peso e altura.

A pesquisa encontrou melhor qualidade na alimentação em indivíduos com maior escolaridade e pior em indivíduos viúvos ou separados, aposentados e fumantes.

Dados como esses mostram a importância de um olhar mais específico para essa faixa etária e a história de vida que esses pacientes carregam para que sejam criadas estratégias para driblar as dificuldades em se alcançar uma qualidade melhor na alimentação.

FREITAS, Tatiana Império de et al . Factors associated with diet quality of older adults.Rev. Nutr., Campinas , v. 30, n. 3, p. 297-306, June 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732017000300297&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Aug. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000300003.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.