Probióticos e Antibioticoterapia


E o que essa foto tem a ver com isso???

Bom, se alguma vez você já tomou antibiótico e sentiu desconforto intestinal ou até diarreia, bem vindo à parcela dos 25% da população que desenvolve os mesmos sintomas!

É verdade: a utilização de antibióticos oferece uma via de melhora da saúde por meio da supressão e eliminação de microorganismos patogênicos, porém traz também desequilíbrios à microbiota intestinal, sendo a diarreia o sintoma de maior ocorrência.

Investigações recentes da microbiota intestinal em desequilíbrio - particularmente induzida por dieta e consumo de medicamentos como antibióticos - sugerem predispor doenças locais ou sistêmicas, fenômenos autoimunes, doenças crônicas tais como a obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, doença inflamatória intestinal, hepatopatias não alcoólicas, desordens alérgicas, doença inflamatória intestinal, câncer de cólon, etc.

Mas e aí, tem solução???

Sim, e tudo começou com um cara chamado Elie Metchnikoff, ucraniano nascido em 1845, que foi considerado o ‘’pai da imunologia natural’’ por suas grandes descobertas na ciência. Em 1908 ganhou o Prêmio Nobel de Medicina, juntamente com seu colega Paul Ehrlich, por seus achados sobre imunidade, assim originando os primeiros conceitos sobre probióticos.

Atualmente o conceito aceito é de que probióticos “são organismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem efeito benéfico à saúde do hospedeiro”.

Assim que, tem sido verificado que o uso de probióticos, concomitante à antibioticoterapia, pode demonstrar efeitos positivos na melhora dos sintomas.

Apesar de não existir recomendações ao certo sobre a dosagem e a espécie probiótica para cada antibioticoterapia, já se espera que, em um futuro breve, esses dados estejam disponíveis e isso passe a ser uma prática ao se prescrever antibióticos.

WERTZNER, Sabrina. Papel dos probióticos em adultos e idosos com diarreia tratada por antibióticos: uma revisão narrativa. 2016. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.