Macarrão não engorda!


Acredito que muitos farão cara de espanto! Mas é isso gente! Comer macarrão ou qualquer outra massa não fará você ficar mais gordo ou mais magro!

Claro que devemos considerar as devidas proporções. Qualquer alimento em excesso poderá aumentar risco para diferentes desfechos de saúde. Contudo, se encaixado de maneira adequada, em quantidades aceitáveis, não há problema nenhum.

As massas vão entrar ali no lugarzinho do arroz (desculpa aí quem come lasanha ou macarrão com arroz e feijão), já que ambos fazem parte do mesmo grupo alimentar, como você pode ver abaixo.

Recomenda-se a base da alimentação seja de alimentos de origem vegetal, logo os cereais e seus derivados também fazem parte desse grupo.

Além do mais, se fosse simples assim, a Itália teria um grande problema, já que as massas são a base do padrão alimentar do país, que apresenta o menor índice de obesidade da União Europeia, 1 a cada 10 pessoas.

Claro que muitos fatores devem ser considerados: há mais de 2000 variedades de trigo cultivados na Itália, mas há muita cautela envolvida na produção deste cereal. Controles de qualidade rigorosíssimos são adotados, desde a escolha do pedaço de terra para plantar cada variedade, irrigação, período de chuvas. Tudo isso irá interferir na quantidade de glúten e proteína contidos no grão de trigo, dando origem a um produto derivado muito superior ao que encontramos no Brasil, por exemplo (infelizmente). Pode ser que tudo isso também interfira na forma de digestão e absorção desse alimento, contudo não encontrei nenhum estudo sobre isso, então é uma hipótese.

Sem contar que, na Itália, as pessoas caminham mais, as cidades são cheias de sobe e desce, lugares para estacionar são difíceis, a não ser com uma Vespa® ou Smart Car®. Isso tudo contribui para que as pessoas caminhem mais, deixem seu carros em casa. Algo similar acontece na França, também.

Mas lembre-se, nem só de pão e outras massas vive o homem. É necessário apostar nas frutas, verduras e legumes e, em menor quantidade, nos grupos com alimentos de origem animal.

Slow Food Itália. http://www.slowfood.it/grano-duro-meglio-italiano-straniero/;

Ansa. http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/brasil/cultura/2015/10/20/Italia-tem-populacao-menos-obesa-Europa_8749671.html

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.