Especiarias parte II: orégano

Seguindo nossa saga sobre especiarias, abordaremos hoje o orégano.

Impossível não lembrar do orégano naquela pizza caseira, na carne assada com batatas e nos temperos das comidas das nossas avós.

Não apenas com um aroma único e delicioso, essa erva que pode ser plantada em qualquer vasinho possui também propriedades antimicrobianas.

Foi-se estudado que o orégano, em especial o carvacrol e o timol, suas propriedades antimicrobianas, atuam sobre vários sorotipos de Salmonella, S. aureus, Staphylococcus spp, Bacillus subtilis, E. coli, P. aeruginosa, C. albicans e Aspergillus niger.

Os resultados de alguns estudos mostram que frações de fluidos contaminados por diversas bactérias e então envoltos em meio com substâncias do orégano exibiram efeitos antimicrobianos contra os microorganismos.

Sugere-se que os componentes do orégano podem ligar-se aos esteróis nas membranas de certos fungos e bactérias, mas os mecanismos exatos de ação para inativação de outros microorganismos ainda devem ser estudados. O carvacrol, um dos principais componentes do orégano, é capaz de interagir com as membranas celulares através da alteração da permeabilidade.

Em laboratório, já se foi testado o uso de orégano como conservante de carne de aves, de cabras, de alface fresco e broto de rabanete, com resultados positivos, indicando a eficácia contra diversos microorganismos – até mesmo em estirpes de E. coli isoladas presentes em fezes de aves e bovinos.

A Aplicação de Orégano como Agentes Antimicrobianos na Embalagem de Alimentos

Componentes específicos do orégano, manjericão, coentro e anis foram isolados e incorporados em filmes de quitosana, e então sua ação foi testada em bacterias L. monocytogenes e E. coli. Observou-se que a efetividade da atividade antimicrobiana deu-se na seguinte ordem: orégano >> coentros > manjericão > anis.

Assim, crê-se que estudos futuros poderiam se concentrar na aplicação de orégano e seus componentes na indústria de alimentos.

LIU, Qing et al. Antibacterial and Antifungal Activities of Spices. International Journal Of Molecular Sciences, [s.l.], v. 18, n. 6, p.1283-1345, 16 jun. 2017. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijms18061283.

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.