Tecnologia para Prevenção de Afogamentos

Verão chegando, praias lotadas e uma grande preocupação: afogamentos acidentais.


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o afogamento é a terceira principal causa de morte não intencional no mundo. É a principal causa de morte em crianças entre um e quatro anos e a segunda principal causa de morte em crianças entre cinco e nove anos. Anualmente, cerca de 372.000 pessoas se afogam.


Situações desagradáveis que mesmo o salva-vidas mais bem treinado pode não ser capaz de ajudar.


Impulsionados por esses dados alarmantes, a Sightbit, uma startup israelense desenvolveu um sistema que alerta os salva-vidas quando os nadadores estão em perigo.


Como funciona?

Através de um sistema de câmeras na praia que utilizam a tecnologia, as imagens são coletadas e atrávés dos algorítmos da Sightbit as mesmas são analisadas em tempo real. Quando o sistema detecta uma ameaça - como uma corrente ou uma criança sozinha na água - ele exibe avisos na tela ou soa alarmes.


Assim, os salva-vidas obtêm uma imagem panorâmica do mar, da praia e dos nadadores, o que os permite fazer resgates rápidos ou impedir que situações perigosas se agravem.


O Sightbit também oferece análise de risco, fornecendo dados sobre os locais onde os salva-vidas são mais necessários.



Fonte: Sightbit

Cultura E Tal:

The Baker's Wife (1938)

O filme é baseado em um livro de Jean Giono, um doce conto pastoral, sobre um padeiro que fica pertur-bado quando sua esposa o deixa.

O padeiro então passa-se a recusar a fornecer pão à aldeia até ela voltar para ele.